Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

O teletrabalho sob a ótica do empresário.

há 4 anos

Mais conhecida como home office, a modalidade de teletrabalho que já era consagrada, mas ganhou regramento próprio om o advento da Reforma Trabalhista, tem sido prestigiada em razão de seu potencial harmonizador de avanços tecnológicos e sociais, sem diminuição de direitos deveres de patrões e empregados.

Entendido como o que é desempenhado fora do ambiente da empresa, o teletrabalho é admitido na própria residência do trabalhador, em escritório compartilhado ou qualquer outra locação distinta do ambiente empresarial.

A prática traz significante redução de custos, que vão do início da rotina laboral, quando há supressão de despesas com locomoção dos subordinados, até o custeamento da manutenção do próprio ambiente de trabalho, que passará a abrigar número inferior de colaboradores.

Importante ressaltar que a modalidade, apesar de acarretar exponencial redução de despesas, não extingue o dever de fornecimento, pelo empregador, do necessário à prestação do serviço, tampouco exonera os patrões do controle da jornada laboral, fatores esses, contudo, que tendem à suavização na medida do avanço tecnológico.

A Reforma Trabalhista ainda possibilita a mutação do teletrabalho para a jornada presencial, assegurando ao empregador, independentemente do consentimento do empregado, exigir a prestação de serviço à modalidade tradicional, caso se constate desempenho inferior ao esperado.

Portanto, é de inexorável importância que a modalidade adotada esteja bem definida no contrato de trabalho e, especialmente, adequada às exigências legais, sendo, assim, imprescindível que o empregador conte com assessoria jurídica capacitada que possa, com segurança, desempenhar seu papel e, consequentemente, coibir litígios desnecessários e gastos poupáveis.

  • Publicações5
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações105
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-teletrabalho-sob-a-otica-do-empresario/780376856

Informações relacionadas

Leonardo Ribeiro, Advogado
Notíciashá 4 anos

O que é Teletrabalho?

Carolina Fonseca, Advogado
Artigoshá 3 anos

É devido adicional de periculosidade e insalubridade no teletrabalho?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)